Centenário nascimento Álvaro Cunhal
Comemorações culminam com evocação da fuga de Peniche PDF Imprimir e-mail
13-Dez-2013

peniche.jpgCENTENÁRIO DE ÁVARO CUNHAL

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que decorreram ao longo do presente ano – sob lema «Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projecta na Actualidade e no Futuro» – culminam, nos próximos dias 3 e 4 de Janeiro, com a evocação da audaciosa fuga da fortaleza de Peniche que abalou o regime fascista.

A temerária evasão de Álvaro Cunhal e outros nove destacados dirigentes e militantes comunistas será lembrada com um conjunto de iniciativas, a realizar no espaço da antiga prisão, na data em que se assinala o 54.º aniversário do acontecimento, ocorrido em 3 de Janeiro de 1960,.

Ler mais...
 
Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal PDF Imprimir e-mail
08-Nov-2013
centenarioalvarocunhal_net.jpg

COMEMORAR EM LUTA

Álvaro Cunhal nasceu em 10 de Novembro de 1913, faz precisamente cem anos no próximo domingo. Figura central na história do século XX português e com grande projecção internacional, o centenário do seu nascimento tem sido assinalado por todo o País com várias iniciativas sobre a sua vida, pensamento e luta.

Ler mais...
 
Uma vida ao serviço do povo e do País PDF Imprimir e-mail
04-Jul-2013

centenarioalvarocunhal_net.jpgNOTA BIOGRÁFICA DE ÁLVARO CUNHAL

Álvaro Cunhal nasceu em Coimbra (freguesia da Sé Nova) em 10 de Novembro de 1913. Passou parte da sua infância em Seia. A família mudou-se entretanto para Lisboa, onde Álvaro Cunhal começou por frequentar o Liceu Pedro Nunes e, mais tarde, o Liceu Camões.

Concluídos os estudos liceais, ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa onde iniciou a sua actividade revolucionária. Participou no movimento associativo estudantil, tendo sido eleito em 1934 como o representante dos estudantes no Senado Universitário. Foi militante da Federação das Juventudes Comunistas Portuguesas (FJCP) sendo eleito seu secretário-geral em 1935. Membro do Partido Comunista Português desde 1931, a partir de 1935 passou a integrar o quadro de militantes clandestinos. 

Ler mais...
 
A organização e a luta dos trabalhadores PDF Imprimir e-mail
04-Jul-2013

CONTRIBUTO INESTIMÁVEL DE ÁLVARO CUNHAL

O inestimável contributo dado por Álvaro Cunhal como político revolucionário, indissociável do Partido Comunista Português, para que Portugal pudesse ser um país de liberdade, desenvolvido, independente e soberano, e em particular à organização e a luta dos trabalhadores, causa à qual dedicou a sua vida, desafia os trabalhadores e o seu movimento sindical de classe a associarem-se com naturalidade às comemorações do centenário do seu nascimento.
Ler mais...
 
«CGTP-IN: 25 anos com os trabalhadores» PDF Imprimir e-mail
04-Jul-2013

dossier_ac_trabalhadores.jpgINTERVENÇÃO DE ÁLVARO CUNHAL NO CICLO DE DEBATES

A presente intervenção de Álvaro Cunhal foi proferida no debate realizado, em 25 de Outubro de 1995, auditório da sede da CGTP-IN, no âmbito das comemorações do 25.º aniversário da central sindical.
Ler mais...
 
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.