Trabalhadores contestam mega-empresa PDF Imprimir e-mail
19-Fev-2013

SECTOR EMPRESARIAL LOCAL DE SINTRA

img_1670_net.jpgOs trabalhadores das empresas municipais e serviços municipalizados de Sintra protestam amanhã, 20 de Fevereiro, a partir das 9.00 horas no Palácio Valenças, contra a criação de uma mega-empresa municipal, através da qual a Câmara Municipal pretende fundir os actuais Serviços Municipalizados de Água e Saneamento com as restantes entidades que integram o sector Empresarial Local daquele município.

A proposta, que foi ontem, 18, apresentada pela empresa Ernest Young ao executivo camarário e será amanhã votada, contempla a fusão dos actuais Serviços  municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS) com as empresas municipais HPEM (Sintra Higiene Pública), EDUCA (Empresa Municipal de Gestão e Manutenção de Equipamentos Educativos de Sintra) e SintraQuorum (Gestão de Equipamentos Culturais e Turísticos), envolvendo um total de trabalhadores (dos SMAS, da HPEM, da EDUCA e da SintraQuorum).

O STAL contesta esta opção do actual executivo camarário, por considerar que não garante os postos de trabalho de todos quantos laboram naquelas empresas nem os serviços públicos que prestam, ao mesmo tempo que afirma a sua total oposição a quaisquer processos que prevejam o despedimento de trabalhadores, a retirada de direitos laborais e a privatização de serviços.

Também ontem, durante a análise da proposta, os trabalhadores concentraram-se junto à Câmara Municipal de Sintra em vigília, tendo conseguido que representantes das várias empresas e do STAL pudessem assistir à reunião.

Em saudação já hoje distribuída aos trabalhadores, o sindicato afirma não aceitar que «discutam o nosso futuro à porta fechada» e apela a uma mobilização geral para o plenário de amanhã.

Ver saudação

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.