Uma luta do passado para garantir o futuro PDF Imprimir e-mail
08-Mar-2013
8marco-diainternacionalmulher.jpg

8 DE MARÇO DE 2013
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A luta contra as desigualdades entre mulheres e homens, com um longo passado de duras batalhas e abnegados sacrifícios, continua a ser hoje uma causa de todos os trabalhadores, para os quais a greve das operárias têxteis de Nova Iorque permanece um exemplo inspirador dos combates do presente.

Foi em homenagem a essa batalha heróica travada em 1857, há portanto 156 anos, por melhores salários, pela redução da jornada de trabalho das 16 para as 10 horas e por melhores condições de vida, que cem mulheres de 17 países, reunidas em Copenhaga há precisamente 103 anos, proclamaram a data de 8 de Março como o Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Logo no ano seguinte, este dia foi celebrado por mais de um milhão de mulheres na Europa e nos Estados Unidos, tornando-se a partir daí numa data especial do movimento operário e de todos os trabalhadores e explorados do mundo inteiro.

Após mais de meio século de árduas lutas, o dia 8 de Março foi finalmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, como Dia Internacional da Mulher.

Ver comunicado

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.