Acções em todo o país condenaram privatização PDF Imprimir e-mail
22-Mar-2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA,
22 DE MARÇO

A campanha Água é de Todos assinalou esta sexta-feira, 22 de Março, o Dia Mundial da Água com acções de sensibilização para a defesa da gestão pública dos serviços de água e de saneamento. Em Lisboa, no Rossio, uma largada de balões animou a Tribuna Pública realizada durante a manhã, em Odivelas foram entregues na Câmara Municipal um troféu e uma «Declaração de município inimigo da água pública».


Dia mundial agua - rossio Em vários pontos do país o dia foi assinalado com animação sonora, colocação de panos, distribuição de um folheto à população e realização de concentrações, designadamente em Faro, Olhão, Nazaré, Odivelas, Aveiro, Porto, Coimbra, Braga, Famalicão, Évora, Almada, Barreiro, Seixal, Cacém e Amadora.

Num folheto distribuído às populações, disponível em www.aguadetodos.com, a Comissão Promotora da campanha salienta que foi recentemente entregue no Parlamento uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos com mais de 43 mil subscritores, que exige a votação de uma lei pela «Protecção dos Direitos Individuais e Comuns à água», propondo, entre outros princípios, que seja assegurado o direito fundamental à água e ao saneamento, bem como a proibição da privatização dos serviços de água.

A campanha aproveita para também denunciar os «negócios ruinosos» levados a cabo em diversas autarquias, designadamente Barcelos, Paços de Ferreira e Marco de Canavezes. Estes e muitos outros exemplos «mostram que a privatização da água é feita exclusivamente para beneficiar os interesses privados, lesando gravemente os interesses das populações e dos trabalhadores», salienta a Água é de Todos, que apela à inversão deste caminho e à remunicipalização dos serviços privatizados, «na defesa dos interesses das populações».


Ver fotos da iniciativa no Rossio em Lisboa

Ver fotos da entrega do prémio «Inimigo da Água Pública» ao Município de Odivelas


 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.