Sessão/Debate - Evocativa de Álvaro Cunhal e Bento de Jesus Caraça PDF Imprimir e-mail
18-Nov-2013

alv-bento.jpg “O papel do conhecimento, da educação e da cultura na luta por uma sociedade mais justa, liberta da exploração” 27 de Novembro, 15 horas, no Auditório da CGTP-IN

O Instituto Bento de Jesus Caraça, correspondendo ao convite que lhe foi dirigido pela respectiva Comissão Organizadora, associa-se, com esta iniciativa, às comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.

A realização desta sessão evocativa, para além de procurar reflectir sobre a identidade de pontos de vista de Álvaro Cunhal e Bento de Jesus Caraça, patrono da nossa organização, enquadra-se na natureza, princípios e objectivos que norteiam o IBJC e constitui o justo reconhecimento pelo inestimável contributo que Álvaro Cunhal deu ao movimento sindical, consubstanciado na CGTP-IN, e à luta pela emancipação dos trabalhadores.

Álvaro Cunhal, identificando-se profundamente com o pensamento de Bento de Jesus Caraça, para além da sua determinante actividade politica, foi também um brilhante pensador, profundamente dedicado ao conhecimento e à cultura.
Foi um dos homens que participou e mais se destacou na construção do seu tempo, mas também de um tempo futuro em que o homem pode surgir liberto das amarras da exploração, da ditadura e do obscurantismo.

Juntos, Bento de Jesus Caraça e Álvaro Cunhal, prosseguiram um caminho de unidade e luta contra a ditadura e a exploração, no qual o conhecimento, a educação e a cultura eram vistos como elementos fundamentais da libertação e emancipação humana.Ambos defendiam o objectivo nobre de que o conhecimento, a educação e a cultura deviam estar ao serviço da humanidade, acessíveis ao povo, como elementos promotores da igualdade entre as pessoas. Consideravam que o conhecimento, a educação e a cultura, não devem constituir propriedade de uma elite, mas devem, isso sim, estar ao serviço do povo, da liberdade e da democracia.

Mais informações

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.