As primeiras lutas PDF Imprimir e-mail
07-Out-2008

Nestas duas décadas e meia desenvolveram-se importantes lutas e tiveram lugar acontecimentos que marcaram profundamente a história sempre inacabada deste grande Sindicato. Nesta brevíssima cronologia destacamos algumas das batalhas iniciais:

Em 24 de Abril de 1975, ainda como Organização pró-sindical, publicámos e apresentámos aos órgãos do poder o nosso primeiro caderno reivindicativo. De entre as múltiplas e importantes reivindicações apresentadas salientamos duas que, por se referirem a direitos hoje tão óbvios, convém lembrar que não existiam na altura e foram conquistados com a nossa luta persistente: - o direito universal a férias e respectivo subsídio, e ao subsídio de Natal!

Em Junho de 1976 os trabalhadores cumprem uma greve de 13 dias consecutivos, com o objectivo de obrigar à publicação dos Estatutos do STAL, o que ocorreu em 20 de Julho, data em que oficialmente o Sindicato é reconhecido pelo poder político.

· Os primeiros corpos gerentes são eleitos em 20 de Abril de 1977 e tomam posse a 21 de Maio do mesmo ano.

· A primeira reunião entre as direcções dos Sindicatos da Administração Pública (Central, Regional e Local), realiza-se em 24 de Outubro de 1977 com a participação de 25 Sindicatos. É, assim constituída a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, hoje integrada por 34 Sindicatos.

· Em Novembro do mesmo ano publica-se o primeiro Boletim Informativo do STAL.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.