Afirmar as conquistas, exigir políticas sociais! PDF Imprimir e-mail
15-Abr-2005



  25 DE ABRIL – 1.º DE MAIO

No ano em que o STAL comemora o seu 30º Aniversário, sob o lema «Com os trabalhadores, pelas conquistas de Abril», vamos assinalar o aniversário da Revolução e o 1º de Maio com especial significado e espírito combativo, transformando estas datas em fortes momentos de luta por um futuro melhor.

 

Tradicionalmente comemoramos o aniversário da Revolução em festa e em luta. Mas é no 1º de Maio que as principais reivindicações dos trabalhadores saem à rua, numa jornada que reforça o combate pelos salários, pelos direitos e pelos serviços públicos.

Hoje, quando o País vive ainda um clima de mudança, fruto da estrondosa derrota eleitoral das forças de direita nas eleições legislativas de 20 de Fevereiro, ganha força redobrada a afirmação das conquistas de Abril e a luta por políticas socialmente mais justas, que valorizem os trabalhadores e garantam o desenvolvimento económico do País.

Afirmar Abril

A coligação PSD/PP que nos últimos dois anos se instalou no poder desencadeou contra as conquistas de Abril a maior ofensiva de que há memória, só travada face ao intenso processo de luta que os trabalhadores levaram a cabo, de forma insistente e abnegada.

A redução dos salários, o Pacote Laboral, a pseudo «reforma» da Administração Pública, o ataque à aposentação e o avanço do processo privatizador de serviços públicos essenciais como a água, o ambiente e o Serviço Nacional de Saúde, constituíram o principal traço da política de direita que cedo revelou pretender desferir profundos golpes contra os direitos dos trabalhadores e as conquistas alcançadas com o 25 de Abril de 1974.

No 25 de Abril e no 1.º de Maio afirmamos as conquistas de Abril e lutamos por uma verdadeira política de esquerda que defenda os seus valores!

Mudar de políticas

O novo quadro político, na Assembleia da República e no Governo, é o resultado da clara condenação do povo português e dos trabalhadores às políticas de direita que têm vindo a ser levadas a cabo e representa uma profunda vontade de mudança no sentido do respeito pelos direitos dos trabalhadores, da valorização dos salários e da defesa dos serviços públicos.

Contrariamente ao que a demagogia e a mentira tentaram fazer crer, os problemas que o País atravessa resultam essencialmente das políticas neoliberais levadas a cabo nas últimas décadas, assentes na destruição dos serviços públicos, na degradação dos salários, no desrespeito pelos trabalhadores e na subserviência aos interesses dos mais poderosos e dos grandes grupos económicos.

Só uma política socialmente justa pode conduzir ao caminho da modernidade e do progresso, respeitando o espírito de Abril, afirmando as suas conquistas e valorizando os trabalhadores!

Abril e Maio em luta

Nas comemorações populares do 31º Aniversário do 25 de Abril e nas grandiosas manifestações do 1º de Maio promovidas pela CGTP-IN, os trabalhadores da Administração Local vão continuar a luta pelas suas principais reivindicações, por uma vida e por um futuro melhor:

- Pela valorização efectiva dos salários e pela recuperação do poder de compra.

- Pela valorização e dignificação das carreiras.

- Pela reposição dos direitos de aposentação e a valorização das comparticipações da ADSE.

- Pela concretização das matérias acordadas no âmbito da Comissão Tripartida com a Associação Nacional de Municípios e a Direcção Geral das Autarquias Locais.

- Pelos serviços públicos e contra as privatizações em curso, especialmente nos sectores da água, do saneamento e do ambiente.

- Pela dignidade, pelos direitos e pelo emprego, contra a pseudo «reforma» da Administração Pública, nomeadamente o contrato individual de trabalho e o novo sistema de avaliação de desempenho.

- Pela revogação do Código do Trabalho, especialmente das medidas mais gravosas que contém.

- Pela Regionalização e por uma política que promova a modernização da Administração Pública, a descentralização e o reforço do Poder Local Democrático.

Participa nas comemorações populares do 25 de Abril!
Não faltes ao 1.º de Maio da CGTP-IN!


 
 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.