Três décadas de luta e de conquistas PDF Imprimir e-mail
24-Ago-2006

STAL ASSINALA 31.º ANIVERSÁRIO

Na data em que assinala o seu 31.º aniversário, o STAL considera que o historial de lutas e conquistas dos trabalhadores do sector ao longo destas últimas três décadas constitui um estímulo para o combate à ofensiva que o actual Governo tem vindo a mover contra os seus direitos e os serviços públicos.

 

A Direcção Nacional do STAL saúda os associados do Sindicato e todos os trabalhadores que ao longo destas últimas três décadas têm contribuído para a afirmação e consolidação de um projecto sindical de massas, reivindicativo e solidário, com espírito combativo e determinado.

O STAL foi a primeira estrutura sindical a constituir-se na Administração Pública após o 25 de Abril de 1974 e é hoje o maior sindicato nacional, com cerca de 56 mil associados, representando os trabalhadores de todo o universo da Administração Local e Regional, incluindo bombeiros municipais, sapadores e assalariados ao serviço das associações humanitárias de bombeiros voluntários, bem como todos os trabalhadores que laboram em empresas municipais, intermunicipais, multimunicipais ou concessionárias a operar no sector.

Filiado na CGTP-IN desde 1994, por vontade expressa da maioria esmagadora dos seus associados, o STAL integra também a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e, no plano internacional, a Federação de Sindicatos Europeus de Serviços Públicos (FSESP) e a Internacional de Serviços Públicos (ISP).

Às políticas de direita que têm vindo a ser prosseguidas ao longo dos últimos anos, agora agravadas com o Governo de José Sócrates, os trabalhadores das autarquias têm sempre respondido com luta, exigindo dignidade profissional, melhores salários e o respeito pelos direitos consagrados como a aposentação, o direito à carreira e ao vínculo público.

E, na condição simultânea de agentes prestadores e utentes dos serviços públicos, combatem a privatização de serviços essenciais como o abastecimento de água, saneamento, resíduos sólidos, transportes urbanos e outros.

Num momento em que se assiste à mais brutal ofensiva das últimas três décadas contra os direitos dos trabalhadores e a Administração Pública, através da qual o Governo do Partido Socialista pretende desmantelar por completo o Estado e os serviços públicos essenciais, entregando-os à gula lucrativa do privado, e desregulamentar a legislação laboral no sector, o STAL manifesta total e firme disposição para intensificar o processo de luta que vem sendo desencadeado.

A unidade, o espírito combativo e a determinação que marcam os 31 anos da vida do STAL estarão seguramente presentes na luta dos trabalhadores contra a ofensiva de José Sócrates e do seu Governo.

 


Lisboa, 24 de Agosto de 2006

A Direcção Nacional do STAL

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.