STAL Realiza Encontro Nacional PDF Imprimir e-mail
04-Mai-2010

ACTIVISTAS SINDICAIS DE EMPRESAS
DE SERVIÇOS PÚBLICOS LOCAIS E REGIONAIS

Sob o lema «Organizar e Intervir» este encontro realiza-se no próximo dia 8 de Maio no Auditório do Edifício Cultural em Peniche.

Num momento em que a realidade em que nos movemos é cada vez mais complexa e marcada pela precariedade crescente e por uma nova e grave tentativa de reduzir direitos, a luta dos trabalhadores, a organização e a acção sindical são condições essenciais para impedir o aprofundamento das desigualdades e a destruição dos serviços públicos.

Como resultado das políticas de liberalização e privatização seguidas nos últimas décadas, as formas de prestação de serviços públicos essenciais, como o abastecimento de água, o saneamento, a recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, alteraram-se profundamente e com elas, o modo como os bens e serviços são produzidos e distribuídos bem como os direitos sociais e profissionais daqueles que laboram nestes sectores.

As consequências da empresarialização dos serviços públicos e a sua privatização afectam todos os trabalhadores, a começar pelos pertencentes aos serviços objecto de alteração, alvo das tentativas desenfreadas por parte das administrações para os colocar à disposição das novas entidades sem quaisquer garantias e das pressões para a sua progressiva substituição por trabalhadores precários como forma de ajustar para pior as condições de trabalho.

Para maximizar os lucros procura-se impor o aumento do volume, carga e ritmo de trabalho; a mobilidade e a adaptabilidade; a individualização de contratos; a promoção da auto-responsabilização como forma de assegurar a exploração de quadros técnicos; a implantação da cultura comercial entre trabalhadores e dificuldades  à contratação e negociação colectivas.
É neste quadro que realizamos este Encontro, com os objectivos de:

  • Identificar as mudanças;
  • Melhorar a capacidade organizativa do sindicato;
  • Responder aos problemas dos trabalhadores;
  • Contribuir para dinamizar a presença do sindicato nos locais de trabalho, organizando, sindicalizando, intervindo, negociando;
  • Reforçar a luta em defesa da melhoria das condições de vida e de trabalho, por um futuro melhor.

icon 28-04-2010 - Comunicado 8 - Encontro Nacional de Activistas Sindicais - Sector Empresarial (194.9 kB)

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.