Forte determinação de luta na Resiestrela PDF Imprimir e-mail
06-Mai-2010

GREVE PARALISOU RECOLHA DE LIXO NOS DISTRITOS DA GUARDA E DA COVILHÃ

Com uma adesão global que rondou os 100 por cento, a greve dos trabalhadores da Resiestrela realizada ontem, 4 de Maio, deixou sem recolha de lixo a totalidade dos concelhos que integram aquela empresa multimunicipal e demonstrou a unidade e determinação dos trabalhadores na luta pela actualização dos salários, pelos direitos e pela negociação.

A greve, que teve uma adesão de 100%  nos sectores operacionais de recolha selectiva, aterro sanitário, ecocentros, estações de transferência e central de compostagem, obrigou entretanto a que o Conselho de Administração marcasse uma reunião com o STAL, que no entanto se revelou infrutífera para as reivindicações dos trabalhadores.

Após a reunião, os trabalhadores reunidos em plenário deliberaram por unanimidade repudiar a atitude anti-negocial assumida pelo Administrador Delegado da Resiestrela, que se escuda numa pseudo negociação de um Acordo de Contratação Colectiva que supostamente está a decorrer entre a Administração da Águas de Portugal e os Sindicatos.

Considerando que estas são questões específicas da empresa, os trabalhadores decidiram que irão continuar a luta em torno dos seus objectivos e responsabilizam o Conselho de Administração por uma possível agudização do conflito, que terá novos contornos em plenário a realizar oportunamente.

Recorde-se que os trabalhadores da Resiestrela estão em luta pela actualização dos salários para 2010, pelo direito à negociação colectiva do Caderno Reivindicativo, pelo respeito pelo direito à marcação de férias por acordo, pelo pagamento do descanso compensatório em trabalho suplementar realizado em dias de descanso semanal e feriados em atraso, por melhores condições de trabalho.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.