|
STAL condena agressão bárbara |
|
|
|
|
01-Jun-2010 |
ATAQUE ISRAELITA À «FROTA LIBERDADE»O STAL condena veemente o bárbaro e desumano ataque militar israelita hoje perpetrado conta os barcos de ajuda humanitária à população palestiniana da Faixa de Gaza e manifesta a sua adesão à concentração de protesto que o Conselho Português para a Paz e Cooperação promove na próxima quarta feira, dia 2, pelas 18.00 horas, frente à embaixada de Israel.
O bárbaro ataque dos militares israelitas, que foi desencadeado em águas internacionais, matou e feriu dezenas de pessoas cujo objectivo era o apoio humanitário às populações palestinianas que na Faixa de Gaza sofrem carências desumanas, também elas fruto do bloqueio que Israel mantém naquele território desde 2007 e da ocupação selvagem que iniciou há largas dezenas de anos.
O STAL condena veementemente mais esta ignóbil agressão israelita, manifesta a sua solidariedade à organização Free Gaza, responsável por esta operação de ajuda humanitária, e considera que o Governo português tem por obrigação tomar uma posição mais enérgica que o simples «lamento», a condenação da do «uso de força excessiva» e a exigência de abertura de um inquérito.
Para o sindicato a condenação portuguesa deve ser clara e efectiva, nomeadamente através da intervenção na União Europeia (também ela responsável pelo apoio que na prática tem mantido à ocupação israelita nos territórios Palestinianos) e da retirada de todo e qualquer apoio à política israelita, de que é exemplo o recente acordo celebrado pela EPAL com a Companhia Nacional Israelita Mekorot, ao que tudo indica, no domínio das questões de segurança dos recursos hídricos, que o STAL condenou oportunamente.
O STAL não pode também deixar de reiterar o seu apoio à luta do povo e dos trabalhadores palestinianos contra a ocupação israelita e pelo estabelecimento de um Estado soberano da Palestina, ao mesmo tempo que apela aos trabalhadores da Administração Local para que se associem às manifestações de condenação da agressão israelita, particularmente na concentração de protesto que o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promove no próximo dia 2, quarta-feira, pelas 18.00 horas, junto à embaixada de Israel.
|