21 Setembro - Dia Internacional da Paz PDF Imprimir e-mail
20-Set-2010

DECLARAÇÃO DO CONSELHO PORTUGUÊS PARA A PAZ E COOPERAÇÃO

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Paz (estabelecido em 1981 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas), o Conselho Português para a Paz e Cooperação manifesta a sua preocupação com a actual situação mundial, marcada pela manutenção e agravamento das ocupações, agressões e chantagens das grandes potências (nomeadamente dos EUA) sobre países e povos; por uma nova e mais perigosa corrida aos armamentos; pela crescente ameaça de guerra contra o Irão.
Na sua última assembleia da Paz, em Novembro de 2009, o CPPC alertava para o facto de o «sistema capitalista, afundado na sua mais grave crise económica e financeira desde 1929», encontrar na exploração, na violência e na guerra as respostas para a saída do fosso onde se encontra atolado». Infelizmente, a evolução da situação nacional e internacional aí está a confirmá-lo: o orçamento militar dos Estados Unidos da América é, este ano, o maior da sua história (equiparado ao de todos os outros países do mundo juntos) e também no nosso País os gastos militares, voltados para a participação em acções externas, não pararam de crescer nos últimos Orçamentos do Estado.

Ao mesmo tempo, Portugal prepara-se para receber, no próximo mês de Novembro, uma cimeira da NATO, e ligar assim, uma vez mais, o nosso País à guerra e ao militarismo. Nesta cimeira, estará em cima da mesa a alteração do conceito estratégico da NATO num sentido mais agressivo e global e a tentativa de amarrar os países membros ao reforço da guerra no Afeganistão e ao sistema dito de «defesa antimíssil».

Neste Dia Internacional da Paz, o CPPC apela uma vez mais à participação de todos aqueles que estão preocupados com o futuro do seu País e que olham com receio para a evolução da situação internacional na manifestação do próximo dia 20 de Novembro contra a NATO e os objectivos da cimeira que realiza no nosso País. A manifestação está marcada para as 15 horas, do Marquês de Pombal aos Restauradores, em Lisboa.

Integrado na Campanha Paz SIM! NATO Não!, que congrega já mais de 100 organizações nacionais, estará presente amanhã às 17 horas na Praça dos Restauradores, em Lisboa, na acção de divulgação da campanha.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.