Poderosa adesão confirmada ao início da manhã PDF Imprimir e-mail
24-Nov-2010

GREVE GERAL NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL

Ao início da manhã a Greve Geral faz-se sentir na generalidade das autarquias, confirmando as expectativas de uma poderosa adesão que os dados da noite já haviam indiciado e paralisando fortemente a recolha de lixo, varredura, aterros sanitários, transportes urbanos municipais, sectores operário e auxiliar, escolas e jardins-de-infância.

Na recolha de lixo e varredura a maioria dos concelhos regista uma adesão de 100 por cento ou próximo, designadamente em Guimarães, Braga,  Beja, Serpa, Viana do castelo, Santarém, Castelo Branco, Loures, Viseu, Amarsul, Alter do Chão, Arronches, Aviz, Crato, Gavião, Marvão, Niza, Portalegre, Oeiras, Amadora, Castelo de Vide, Elvas, Ponte de Sôr; Sintra e Montijo.

Os transportes Urbanos Municipais do Barreiro registam também uma paralisação de 100%, valor que se regista também em Portalegre. Em Aveiro apenas saíram quatro autocarros, tendo-se verificado na empresa municipal que assegura este serviço (Moveaveiro) a substituição de trabalhadores grevistas, designadamente encarregados. Ainda em Aveiro, a lancha que assegura os transportes marítimos de S. Jacinto tem uma adesão de 100 por cento e em Coimbra a adesão é de 90 por cento.

Também os sectores de transportes em geral e transportes escolares estão totalmente paralisados em muitas autarquias, bem como piscinas e complexos desportivos.

De uma forma genérica os sectores operário e auxiliar registam adesões de 100 por cento ou muito próximas, começando já a fazer-se sentir a greve também em muitas escolas, jardins de infância e creches (na Brandoa, Amadora, estão todas encerradas).

Durante a noite as corporações de bombeiros profissionais das autarquias (municipais e sapadores) asseguraram em regra apenas os serviços mínimos indispensáveis para garantir a segurança de vidas e apoio a acidentes, realidade que se deverá repetir ao longo do dia e também em muitas associações humanitárias de bombeiros voluntários.

Nos sectores administrativos e técnico começa já a fazer-se sentir fortemente o impacto da greve, com centenas de serviços encerrados, bem como em muitas Juntas de Freguesia (No concelho de Lisboa regista-se já o encerramento total de dezasseis e em Odivelas três).

 

icon 24-11-2010 - GREVE GERAL - Dados de adesão até às 9.30h (225.48 kB) 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.