Greve dias 1,2,3 e 4 de Fevereiro PDF Imprimir e-mail
28-Jan-2011

TRABALHADORES DO MUNICÍPIO DE LOURES

Esta greve irá afectar sobretudo os serviços de recolha de resíduos sólidos uma  vez  que  os  trabalhadores  deste  sector  estarão  alternadamente  em greve  (um  dia  os  Cantoneiros  de  Limpeza  no  outro  os  Motoristas)  e implicará  também  o  encerramento  de  algumas  escolas  no  dia  4  de Fevereiro, uma vez que é este o dia estipulado para o pessoal não docente.
 

Os  trabalhadores  têm  como  objectivo  protestar  contra  a  retirada  do subsídio de deslocação e exigir a sua reposição. 
 
Estamos  a  falar  de  uma  compensação  (cerca  de  90  euros  mensais)  que representava cerca de 20% do salário para muitos trabalhadores, uma vez que a maioria destes auferem valores que rondam os € 475 mensais, o que torna esta decisão de Carlos Teixeira num acto imoral e injusto. 
 
Este subsídio foi criado há 28 anos, para compensar os trabalhadores que estando  deslocados,  não  tinham  hipótese  de  tomar  as  refeições  no refeitório Municipal a preço reduzido.
 
Em  reunião  de  Câmara  de  dia  17  de  Novembro,  o  Executivo  decidiu unilateralmente a extinção deste subsídio.
 
Recorde-se   que   já   no   passado   dia   23   de   Dezembro   cerca   de   400 trabalhadores reuniram-se em plenário para protestar contra esta medida.

Na  altura  o  Presidente  Carlos  Teixeira  afirmou  que  iria  estudar  uma solução para este problema, mais concretamente pelo recurso decreto-lei 106/98 que no seu artº10 estabelece ajudas de custo para os trabalhadores não têm hipótese de recorrer ao refeitório Municipal.
 
Como até ao momento não se vislumbra uma solução para este problema, os Trabalhadores decidiram, em vários plenários, partir para esta forma de luta.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.