|
Manifesto sobre o memorando da «troika», as eleições e a luta dos trabalhadores |
|
|
|
|
17-Mai-2011 |
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SEXTA-FEIRA, 20 DE MAIOO STAL realiza no próximo dia 20, sexta-feira, uma Conferência de Imprensa na sua Sede Nacional (R. D. Luis I, n.º 20, Lisboa), às 12.30 horas, com o objectivo de anunciar um Manifesto sobre a luta dos trabalhadores, o memorando assinado com a «troika» e as eleições legislativas de 5 de Junho.
O Manifesto, que está já em discussão junto da estrutura sindical e será
apresentado à Direcção Nacional do STAL que reunirá durante a manhã do
dia 20 de Maio, pretende afirmar as principais questões reivindicativas
dos trabalhadores do sector face às medidas constantes no memorando
negociado entre o Governo Português, o PS, o PSD e o CDS e a chamada
«troika» composta pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Central
Europeu e a União Europeia, bem como o posicionamento do sindicato em
relação às eleições legislativas de 5 de Junho.
Para além das medidas penalizadoras dos trabalhadores e da população em
geral, nomeadamente no âmbito dos salários, das pensões, dos direitos
laborais e sociais, dos impostos e das privatizações, o STAL enfatiza
ainda com particular preocupação o anúncio da redução do número de
autarquias e de trabalhadores, a privatização do grupo Águas de Portugal
e o aumento da precariedade, pelo que anunciará também algumas
iniciativas que irá levar a cabo em torno dessas matérias.
|