|
Contra o avanço do neoliberalismo é preciso resistir e lutar sempre! |
|
|
|
|
06-Set-2011 |
STAL SAÚDA A GREVE GERAL DOS TRABALHADORES ITALIANOS
O STAL saúda calorosamente a Greve Geral dos trabalhadonão apenas na Itália mas na Europa e no mundo em geral. É preciso resistir e lutar, é urgente o combate por políticas de ruptura que valorizem o trabalho, defendam os serviços públicos e promovam a justiça social.
A crise económica e financeira provocada pelo capital e pelas políticas
de direita levadas a cabo pela União Europeia e pela generalidade dos
seus Estados-membros ao longo das últimas décadas é hoje vergonhosa,
despudorada e demagogicamente utilizada para justificar o avanço dos
interesses capitalistas e para destruir direitos básicos e avanços
civilizacionais arduamente conquistados.
Os trabalhadores e as populações, particularmente as camadas mais
desfavorecidas, são hoje confrontados com políticas que constituem um
autêntico exercício de pilhagem seus salários e dos seus direitos; as
administrações públicas e os serviços públicos essenciais estão a saque;
os aumentos sistemáticos dos impostos e dos preços agravam as
dificuldades e a pobreza; o Estado Social nem miragem chega a ser, foi
substituído por um Estado verdadeiramente ladrão que se procura esconder
debaixo de uma capa assistencialista e assume na plenitude uma natureza
de classe ao serviço do capital.
Aumenta a pobreza das populações, agrava-se a precariedade laboral e
crescem as dificuldades e a insegurança a todos os níveis dos
trabalhadores, num panorama de recessão galopante e fruto da insistência
em políticas que protegem os poderosos e fazem crescer as grandes
fortunas, sempre e cada vez mais impunes e livres para o aprofundamento
da exploração.
A crise não é no entanto, como muitos pretendem fazer crer, um fenómeno
conjuntural, nem tão pouco as medidas de austeridade que pretendem impor
aos trabalhadores e às populações em geral constituem uma
inevitabilidade - estamos perante uma crise estrutural do capitalismo,
que o capitalismo aproveita perversa e demagogicamente para fazer
aumentar a sua hegemonia, pondo em causa a própria democracia.
Por isso é preciso lutar, por isso é fundamental resistir!
Não apenas por operações de cosmética ou simples paliativos destinados a
manter e a perpetuar um modelo europeu podre e em decadência, mas
sobretudo por uma ruptura efectiva com as políticas neoliberais, por uma
Europa socialmente justa, democrática e solidária, pela valorização do
trabalho e dos trabalhadores, pelos direitos, pelos salários, pelo
emprego e por serviços públicos de qualidade para todos.
Por isso a luta dos trabalhadores italianos e particularmente a greve de
6 de Setembro faz ainda mais sentido, não apenas porque é inteiramente
justa no combate aos ataques de Berlusconi mas também porque tais
ataques reflectem os ditames da União Europeia ao serviço do capital e o
aprofundamento das suas políticas neoliberais.
Saudamos a vossa luta, estamos com a vossa luta!
A luta continua!
|