Campanha «Água é de todos» ganha novas adesões PDF Imprimir e-mail
30-Set-2011

DIA NACIONAL DA ÁGUA ENSOMBRADO PELA PRIVATIZAÇÃO

No momento em que se assinala o Dia Nacional da Água – 1 de Outubro, as organizações aderentes à campanha «Água é de Todos » reiteram a sua oposição frontal à privatização da Águas de Portugal e alertam para as gravíssimas consequências, sociais e económicas, da entrega ao capital privado de uma empresa pública que controla as origens e captação de água da maior parte do País, bem como numerosos sistemas completos de abastecimento de água e saneamento.

Apelando às populações em geral, às entidades e organizações sociais e políticas dos diferentes sectores e quadrantes para que se mobilizem em defesa da gestão pública deste bem comum, a Campanha «Água é de Todos» salienta que a privatização à escala nacional deste recurso indispensável traduzir-se-á num brutal aumento das taxas e tarifas e restringirá o recurso a fontanários e captações próprias.

Em causa está a qualidade de vida das populações – cujo limitado poder de compra diminui de dia para dia com a pressão sobre as remunerações e a aplicação de sucessivas medidas de austeridade – mas também a sobrevivência de pequenas empresas comerciais e industriais e explorações agrícolas, que verão exorbitantemente oneradas as respectivas facturas de água.

Lembrando que «nem a água nem os serviços de águas podem ser objecto de negócio, mercantilização ou fonte de obtenção de lucros», como se lê no seu Manifesto, a Campanha «Água é de Todos» está convicta de que, à semelhança de outros países, «também em Portugal é possível travar a ofensiva privatizadora».

Nesse sentido, a Campanha tem multiplicado contactos com personalidades, organizações e entidades de diferentes áreas com vista à criação de um amplo movimento social convergente na defesa da água pública.

Hoje, a Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal – AIA decidiu formalmente integrar a lista de organizações subscritoras. A decisão foi tomada no decorrer de uma reunião com representantes da Campanha, que saudaram a adesão da AIA, associação que reúne os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Subscrevem neste momento mais de cinquenta organizações representativas de diversos sectores da sociedade (lista disponível aqui) e a comissão promotora prepara para 29 de Outubro a realização de um fórum, onde será lançada uma iniciativa legislativa de cidadãos, a levar a cabo junto da Assembleia da República.

Amanhã, 1 de Outubro, a campanha estará também presente nas Manifestações da CGTP-IN, em Lisboa e no Porto, onde pretende desfilar com faixas e distribuir o Manifesto.

 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.