Congresso afirma maior intervenção sindical PDF Imprimir e-mail
14-Mai-2012

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE QUADROS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS

Defender os direitos dos Quadros Técnicos, promover uma maior participação nos Sindicatos e a sua intervenção no desenvolvimento e modernização da sociedade, foram as principais linhas de acção aprovadas no VIII Congresso da Confederação Portuguesa de quadros Técnicos e Científicos que no passado sábado, 28 de Abril, reuniu no auditório da Sede Nacional do STAL. Mário Moreira, Presidente da Mesa da assembleia Geral do STAL foi eleito Presidente da Confederação. No passado dia 28 de Abril de 2012 realizou-se no Auditório da sede nacional do STAL o VIII Congresso da CPQTC – Confederação Portuguesa de Quadros Técnicos e Científicos, sob o lema.

Sob o lema «Quadros Técnicos indispensáveis ao desenvolvimento do país e na defesa dos direitos laborais e sociais», o Congresso aprovou o Programa de Acção que tem como principais linhas de força o reforço da defesa dos direitos e interesses sócio-profissionais dos quadros e a necessidade de uma participação cada vez maior dos Quadros Técnicos nas suas organizações sindicais e a promoção da intervenção dos quadros no desenvolvimento e modernização da sociedade portuguesa.

Foi também compromisso assumido por este Congresso a realização de iniciativas em torno das questões laborais e sociais que afectem especificamente os Quadros Técnicos e demais trabalhadores científicos, ou que os afectem de forma diferenciada; a defesa do direito a uma remuneração digna e periodicamente actualizada, em correspondência com a complexidade do trabalho desenvolvido, da função e do grau de autonomia no exercício da função; o combate às múltiplas formas de precariedade existentes e a exigência pelo emprego com direitos, responsabilidade e salários adequados aos níveis de qualificação dos jovens quadros em situação de desemprego.

Mário Moreira, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do STAL, arquitecto na Câmara Municipal de Lisboa, foi eleito Presidente da Direcção da CPQTC para o triénio 2012-2015, na única lista apresentada ao Congresso, composta por 17 membros, oriundos de 10 organizações sindicais.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.