Greves parciais com forte adesão no primeiro dia PDF Imprimir e-mail
11-Jun-2012

HIGIENE URBANA DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

A forte adesão verificada hoje ao início da manhã dos trabalhadores da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, demonstra a sua determinação na reivindicação justa dos seus direitos e de melhoria de condições de trabalho, nomeadamente pelo pagamento do subsídio nocturno sobre o vencimento, pelo acréscimo de 25% no trabalho extraordinário nocturno e pelo pagamento de ajudas de custo.

O STAL considera que o nível de adesão verificada no primeiro horário da manhã irá crescer no horário nocturno, das 22 às 4 horas da manhã, atendendo a serem mais trabalhadores neste horário.
 
A não haver uma resposta positiva da autarquia relativamente ás reivindicações dos trabalhadores, os efeitos desta semana de luta irão fazer-se sentir na cidade de Lisboa, nomeadamente com a acumulação de lixo nas ruas, pois decorrerá até ao próximo dia 18 de Junho, através da realização de greves parciais que envolve motoristas da remoção e cantoneiros.
 
Para além da exigência do subsídio nocturno sobre o vencimento, pelo acréscimo de 25% no trabalho extraordinário nocturno e pelo pagamento de ajudas de custo, esta acção de luta visa também reclamar a admissão de trabalhadores para a Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. O número existente é insuficiente para dar resposta ao volume de trabalho que tem que ser realizado diariamente para manter a cidade de Lisboa limpa, ao que acresce o número significativo de aposentações que entretanto têm dado entrada. Isto obriga a que se pratiquem ritmos de trabalho impensáveis e a que haja sistematicamente mudanças de horário de trabalho para colmatar necessidades na remoção nocturna.
 
A greve efectua-se às duas últimas horas de cada dia de trabalho para os motoristas e às duas primeiras para os cantoneiros, assim como a todo o trabalho extraordinário a realizar.
 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.