STAL anunciou Iniciativa de Cidadania Europeia PDF Imprimir e-mail
21-Jun-2012

 DIREITO HUMANO À ÁGUA E AO SANEAMENTO.

O STAL anunciou hoje, no Porto, o lançamento em Portugal de uma Iniciativa Cidadania Europeia que tem por objectivo exigir da União Europeia o compromisso com o direito humano à água e ao saneamento, particularmente através da sua consagração na legislação comunitária.

A campanha, promovida pela Federação Sindical Europeia de Serviços Públicos (FSESP/EPSU), organização de que o STAL é membro, arrancou simultaneamente em diversas cidades europeias, nomeadamente Roma, Barcelona, Madrid, Viena, Amesterdão, Berlim, entre outras, tem por lema "A água e o saneamento são um direito um direito humano! - A água é um bem público, não uma mercadoria”e foi anunciada em Conferência de Imprensa realizada nos jardins da empresa Águas do Porto, em que participaram o Vice-presidente do Sindicato, José Correia, e o Coordenador da Direcção regional do Porto, João Avelino.

Esta campanha procura também garantir o acesso universal (global) de todos os cidadãos europeus à água e ao saneamento, assegurar que a água seja encarada como um bem público, fazer prevalecer a sua protecção sobre os interesses comerciais e  salvaguardar os limitados recursos hídricos públicos para as gerações futuras. Mais de 780 milhões de pessoas não têm acesso a água potável de acordo com a Organização Mundial de Saúde, inclusive na Europa. A água não é uma mercadoria como outra qualquer, é um direito humano fundamental e por isso o STAL abraça esta campanha.

A iniciativa foi validada pela Comissão Europeia no passado dia 9 de Maio e o grande desafio é agora recolher até 31 de Maio do próximo ano um milhão de assinaturas em pelo menos sete estados membros da UE. Para já apenas é possível subscrever a Iniciativa de Cidadania Europeia em suporte de papel, mas logo que a Comissão Europeia certifique o processo de recolha online passará também a ser possível a subscrição electrónica no sítio da campanha, www.right2water.eu, onde se podem desde já descarregar diversos materiais da campanha.   

Ver documento entregue à imprensa (255.68 kB)

 

 
< Artigo anterior
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.