Já está na estrada a Caravana do Protesto, Luta e Afirmação PDF Imprimir e-mail
15-Out-2012

UM MÊS E MEIO A PERCORRER O PAÍS

Teve hoje início em Santarém a Caravana do Protesto, Luta e Afirmação, que até 23 de Novembro percorrerá a maioria das cidades do país com o objectivo de afirmar a defesa do Poder Local Democrático, os direitos dos trabalhadores, a defesa dos serviços públicos locais e os direitos das populações.



Francisco Braz, Presidente do STAL, apresentou em conferência de imprensa os principais objectivos da Caravana e alertou para os graves perigos que se abatem actualmente sobre o Poder Local e os serviços de proximidade que prestam às populações, face às políticas de austeridade que têm vindo a ser levadas a cabo pelo actual Governo PSD / CDS-PP.

Paralisação das autarquias

Para além da degradação dos salários no sector, a precariedade laboral, os constrangimentos financeiros impostos às autarquias e as pressões privatizadoras, o Sindicato considera particularmente graves as intenções recentemente anunciadas no âmbito do processo de negociação salarial anual com a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, designadamente a redução de 50 por cento dos trabalhadores contratados e a redução de dois por cento dos efectivos das autarquias locais. O Governo não só pretende desta forma contribuir para o aumento do flagelo do desemprego, como procura paralisar por completo a capacidade de realização das autarquias locais.

Por outro lado o STAL considera preocupantes os efeitos do regime jurídico do sector empresarial local recentemente publicado, pois a sua aplicação empurra claramente as autarquias locais para a privatização dos serviços públicos locais e promove o despedimento de milhares de trabalhadores que actualmente desempenham funções em regime de contrato individual de trabalho nas empresas municipais.

Programa da Caravana

Amanhã e depois, terça e quarta feira, a Caravana estará no distrito de Leiria, na quinta feira, 18, em Coimbra, e na sexta feira, 19, em Aveiro, dia em que a Direcção Regional do STAL promove uma Tribuna Publica para contestar o processo de privatização da empresa municipal de mobilidade MOVEAVEIRO e exigir a salvaguarda dos postos de trabalho.

De 20 a 23 de Outubro será a vez do distrito do Porto receber a Caravana, 24 e 25 Braga, 26 Viana do Castelo, 29 Viva Real, 30 Bragança, 31 de Outubro a 2 de Novembro Viseu. A Caravana terminará no dia 23 de Novembro, em Lisboa, onde estará também a 22, depois de passar ainda pela Guarda (dia 5), Castelo Branco (6), Portalegre (7), Évora (8 e 9), Beja (12 a 16), Faro (19 e 20 e Setúbal (21).
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.