Em defesa dos serviços públicos de água, saneamento e resíduos
10-Dez-2013

STAL PROMOVE CAMPANHA NACIONAL

O STAL lançou hoje, 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma campanha nacional em defesa do sector público de resíduos, contra a venda da EGF que o Governo pretende privatizar até Março do próximo ano.

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO GRUPO ÁGUAS DE PORTUGAL/EGF

As políticas seguidas nos últimos anos, em particular pelo actual governo, têm materializado a opção pela água como bem mercantilizável e não como direito humano fundamental, criando o mercado da água com a privatização desta em várias frentes desde: barragens (Plano Nacional de Barragens controlado por empresas privadas Iberdrola, EDP), exploração de centrais hidroeléctricas, portos, infraestruturas de abastecimento de água, de águas residuais, estações de tratamento: os serviços públicos de água e saneamento.
Ler mais...
 
Luto por Nelson Mandela
09-Dez-2013
mandela.jpgO STAL subscreve a mensagem de pêsames que a CGTP-IN enviou à Embaixadora da África do Sul relativa a Nelson Mandela, cujo conteúdo se transcreve:

“Foi com profundo pesar que a CGTP-IN e os trabalhadores portugueses tomaram conhecimento do falecimento de Nelson Mandela.

Neste momento de luto, é a sua memória de heróico combatente pela liberdade, pela igualdade, pela justiça social para o seu povo e para os povos do mundo que destacamos, num trajecto ímpar de vida ao serviço do povo, de entrega total à defesa dos maiores valores da dignidade humana.
Ler mais...
 
Salvar o emprego e o serviço público
06-Dez-2013

131206_peticaoar.png PARLAMENTO DISCUTE PETIÇÃO DO STAL

A Assembleia da República discute e vota hoje, dia 6, uma petição apresentada pelo STAL, que propõe alterações ao regime jurídico da actividade empresarial local, «em defesa dos serviços públicos e dos postos de trabalho». 
No mesmo sentido, as bancadas do PCP e do BE apresentam dois projectos de lei sobre a matéria.

O documento do STAL, que reuniu mais de 6500 assinaturas, considera que o regime jurídico da actividade empresarial local (lei n.º 50/2012) «ameaça de despedimento milhares de trabalhadores», por ditar «a dissolução obrigatória de centenas de empresas do sector empresarial local (SEL)», e por «fazer aplicar retroactivamente -- e sem possibilidade de avaliação da viabilidade económica ou de interesse público - critérios financeiros e económicos, empurrando as autarquias para a privatização dos serviços públicos que prestam».

Ler mais...
 
A luta é a solução
29-Nov-2013

131121_cartazgrevevalnor.png TRABALHADORES DA VALNOR EM GREVE DIA 9 E 10 DE DEZEMBRO

Os trabalhadores da Valnor, empresa multimunicipal de recolha, tratamento e valorização de resíduos do grupo EGF, que opera em 25 municípios dos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém, cumprem uma greve de 48 horas nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro, em defesa da Contratação Colectiva e da Carta Reivindicativa, contra o roubo nos salários e a privatização.

A Valnor obteve em 2012 um lucro líquido de 1.518.448,40€. Estes valores são o resultado directo do empenho dedicado dos seus trabalhadores, que através da força do seu trabalho projectaram a empresa para os patamares em que hoje se encontra, constituindo uma referência no sector. É da mais elementar justiça que a riqueza gerada seja direccionada para a valorização profissional e salarial dos trabalhadores da Valnor, bem como para a melhoria das suas condições de trabalho.

Os trabalhadores não aceitam que as suas reivindicações sejam ignoradas pela Administração e reiteram a defesa das matérias constantes na Carta Reivindicativa.  

Ver cartaz
Ver comunicado
 
26 Novembro - Dia Nacional de Indignação Protesto e Luta
26-Nov-2013
 
Luta pelas 35 horas vai continuar!
28-Nov-2013

tribunal constitucionalSTAL CONSIDERA DECISÃO DO TC ERRADA E NEFASTA

A validação do aumento do horário de trabalho na Administração Pública constitui uma decisão errada e injusta do Tribunal Constitucional, que terá graves repercussões para a vida de centenas de milhares trabalhadores, sem que daí decorra qualquer vantagem, bem pelo contrário, para a prestação do serviço público.
Ler mais...
 
O Governo mentiu!
22-Nov-2013
frentecomum_web.jpgA Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública denuncia mais um embuste do Governo na sua política de saque aos trabalhadores e aposentados da Administração Pública.
Contrariando a Lei, a decisão do Tribunal Constitucional e os mínimos de dignidade e legalidade democráticas o Governo PSD/CDS rouba descaradamente o subsídio de Férias, confirmando o que a FCSAP tem afirmado – um dos objectivos deste Governo é acabar com os subsídios de férias e de Natal.
Ler mais...
 
Critérios contabilísticos sucumbem serviço público
21-Nov-2013

131101_maniffrentecomumoe14_29-net.jpgEMPRESAS MUNICIPAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

De acordo com um estudo da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, divulgado dia 19, cerca de 40 por cento das empresas do Sector Empresarial Local (SEL) correm o risco de encerrar nos próximos meses por inconformidade com o novo regime jurídico.
Ler mais...
 
Sessão/Debate - Evocativa de Álvaro Cunhal e Bento de Jesus Caraça
18-Nov-2013

alv-bento.jpg “O papel do conhecimento, da educação e da cultura na luta por uma sociedade mais justa, liberta da exploração” 27 de Novembro, 15 horas, no Auditório da CGTP-IN

O Instituto Bento de Jesus Caraça, correspondendo ao convite que lhe foi dirigido pela respectiva Comissão Organizadora, associa-se, com esta iniciativa, às comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Ler mais...
 
Tribunais Administrativos proíbem o aumento dos horários de trabalho em Coimbra e Mação
15-Nov-2013

2013-07-03-40h_nao_final_web.pngLUTA CONTRA O AUMENTO DO HORÁRIO DE TRABALHO

Sentenças recentes, dos Tribunais Administrativos de Coimbra e Leiria, decidiram, favoravelmente, as providências cautelares interpostas pelo STAL, contra os Municípios de Coimbra e Mação, baseando-se no facto de aqueles Municípios terem procedido ao aumento dos horários de trabalho, fixando-os em 8 horas diárias e 40 semanais, sem prévia consulta deste Sindicato.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 71 - 80 de 738

131118_campanhacontraprivatizaoresduos-curvas-net_min.jpg
Petição - assinatura em papel
Petição - assinatura online
Cartaz
Carta apelo
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cartazaguadetodos2013net.jpg
com10-altleglaboral.jpg
logosegurosaude.png

Newsletter

Jornal do STAL

capa107.jpg

  visualize aqui

 

entidades.png
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.