| Porto promove amanhã Encontro Regional |
| 25-Jan-2005 | |
|
SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NAS AUTARQUIAS O STAL considera que o aumento da competitividade nas organizações da Administração Local depende de inúmeros factores. A Administração Pública, desde 1992, tem a obrigação de criar uma política de gestão da SHST além de serviços de segurança e medicina ocupacional a partir de 1994. Mas a realidade não tem sido essa. Os sindicatos são também nesta matéria um parceiro indissociável na prossecução da melhoria das condições sócio-laborais de cada organismo da Administração Local. Aos representantes dos trabalhadores, em matéria de SHST, compete em geral assegurar a participação e diálogo, tendo em vista o desenvolvimento da segurança, saúde e ambiente de trabalho na empresa, bem como pronunciar-se e propor medidas para prevenir os riscos profissionais. Devido à intervenção directa da Direcção Regional do Porto do STAL, já se realizaram eleições para os representantes dos trabalhadores para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, em 14 das 18 Câmaras Municipais do distrito e nos 3 Serviços Municipalizados existentes. Neste debate participarão, para além dos eleitos, técnicos das diversas autarquias, Francisco Braz Presidente do STAL, Albano Ribeiro Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Norte e Viseu, Manuel Ariza Secretário de Salud Laboral da Federação Sindical da Administração Pública das Comissiones Obreras.
|