Feriado roubado deve ser reclamado PDF Imprimir e-mail
03-Out-2013

5 DE OUTUBRO É DIA DE LUTA

130925_selo-norouboferiadospeq.pngO STAL realiza, no próximo sábado, 5, um conjunto de acções, integradas na jornada da CGTP-IN contra o roubo do feriado que assinala a instauração da República em Portugal.

O feriado de 5 de Outubro é um dos quatro dias festivos que o Governo PSD-CD/PP roubou aos trabalhadores e portugueses em geral. Somados aos três dias de férias que foram igualmente suprimidos, concluímos que os trabalhadores irão trabalhar gratuitamente mais sete dias este ano.

Para além da desvalorização salarial (trabalhar mais tempo por um salário cada vez menor), o roubo dos feriados e dos dias de férias, assim como o aumento do horário de trabalho para as 40 horas, constituem um atentado à organização da vida pessoal e familiar dos trabalhadores e um claro retrocesso social que nos afasta ainda mais da qualidade de vida de outros países da União Europeia. 

Por isso é preciso protestar contra estas medidas e exigir a reposição dos feriados, dos dias de férias e das 35 horas na Administração Pública.

Portugal é já hoje um dos países em que se trabalha mais dias por ano. Por exemplo, os trabalhadores portugueses laboram mais 43 dias do que os seus homólogos alemães e mais 27 do que os belgas. Em contrapartida, os nossos salários representam um terço do valor médio nestes países.

Para o dia 5 de Outubro foi emitido um pré-aviso de greve, dia em que vamos condenar o roubo dos feriados e as políticas de desastre nacional prosseguidas pelo Governo PSD/CDS-PP, cujo crescente descrédito na sociedade portuguesa ficou bem patente na estrondosa derrota que os partidos da coligação sofreram nas recentes eleições autárquicas.

Contra o roubo dos feriados, vamos continuar a lutar para derrotar este Governo, pela convocação de eleições antecipadas e por uma verdadeira mudança de políticas, que promovam o desenvolvimento económico e o progresso social do País.

Ver tarjeta

131003_com26-norouboferiado-5outubro.jpg

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
SEDE NACIONAL
Lisboa

Rua D. Luís I, 20 F
Tel: 210958400 | Fax: 210958469
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
©2012 STAL, todos os direitos reservados.